FRETE GRÁTIS NAS COMPRAS A PARTIR DE R$ 499,00 PARA SANTA CATARINA

e suas diferentes padronagens

O Xadrez é uma padronagem que nunca sai totalmente de moda, porém nesse outono-inverno ela vem com tudo, uma tendência fortíssima que já nos conquistou com a coleção nova que a Clio Modas está recebendo. Existem diferentes versões dessa estampa, o que possibilita multiplas produções, transitar entre vários estilos e criar looks inovadores. Talvez seja a versatilidade que faça com que essa padronagem esteja sempre conquistando novas gerações. 

Dentre os mais variados tipos, destacamos os seguintes: Tartan, Mandras, Vichy, Príncipe de Gales, Burberry, Argyle, Pied de Poule e Pied de Coq

 

Xadrez Tartan

Padronagem originária da Escócia. Tecido de lã com a trama bem fechada e gramatura leve, construído a partir do cruzamento das listras de diferentes cores e larguras. Quando pensamos nessa padronagem lembramos dos kilts, aquelas tradicionais saias escocesas.

O kilt, além de servir para proteção contra frio e umidade, representava o clã de quem o usava. Cada clã, ou seja, cada grupo de pessoas, usava uma padronagem específica de xadrez. Naquela época usar xadrez de um grupo que não se pertencia causava grandes conflitos.


Xadrez Vichy

O vichy é a estampa quadriculada tipo “toalha de piquenique”. Tem esse nome em referência à cidade francesa de Vichy, onde era largamente produzido. Trata de uma adaptação inglesa para o guingão, um tecido simples de algodão tingido com listras coloridas. Tecido leve que apresenta a versatilidade da dupla face. Perfeito para compor looks descontraídos e românticos, pois é delicado, retrô e fashionista ao mesmo tempo. Várias são as musas do vicky, dentre elas estão Brigitte Bardot, Judy Garland, Ingri Bergman.


Xadrez Príncipe de Gales

Originária da Escócia, a estampa Príncipe de Gales também é conhecida como Glen Plaid. Começou a ser notada quando Edward VII, o então príncipe de Gales, Duque de Windsor, começou a usá-la no seu dia a dia, e popularizou ainda mais quando o seu neto Edward VIII tambem adotou essa padronagem. Formada pela mesma quantidade de linhas finas horizontais e verticais, que se cruzam. Normalmente apresenta cores neutras, é um xadrez classico e elegante. Padronagem bastante comum na alfaiataria.

 

Xadrez Madras

O seu nome faz referência a cidade de Madras, na Índia, onde era originalmente tecido. Foi levado para a Europa pelos ingleses e, nessa época, aparecia somente em saias, xales e lenços.

É mais delicado e colorido, normalmente usado em tecidos leves, alegres e confortáveis e, talvez por isso, aparece em coleções primavera e verão. Além disso, tem inspiração nos trabalhos de patchwork.


Burberry

Criada por Thomas Burberry e patenteada desde 1924 pela grife britânica que leva o seu sobrenome.

Um tartan com os tons bege, vermelho, preto e branco. Desejado por muitos, é um dos mais famosos do mundo. O xadrez burberry foi usado pela primeira vez como forro das capas de chuva da marca e quando os clientes começaram a pedir por ele, a evolução do ícone da marca começou. 


Xadrez Argyle

Surgiu no oeste da Escócia com as cores verde e branco. Chegou na Inglaterra em 1700, dois séculos após a sua criação. A padronagem argyle é feita de losangos (ou diamantes) transpassados por listras. Possui ar tridimensional e variedade enorme de tecidos, cores e tamanhos.

A popularidade iniciou na década de 20 com peças masculinas (meias e suéters), e posteriormente começou a fazer parte do universo feminino também. Apresenta estilo retrô elegante e sofisticado. Tem toque clássico e moderno ao mesmo tempo.


Xadrez Pied de Poule e Pied de Coq

Acredita-se que é de origem escocesa também. Foi criado para ser um tecido neutro, ou seja, essa padronagem era usada por aqueles que não pertenciam a nenhum clã específico, evitando possíveis conflitos. A maneira com que os fios de lã do tecido estão entrelaçados lembram o formato de um pé de galinha, e por isso é conhecido como pied de poupe (pé de galinha), quando o xadrez é miúdo; e pied de coq (pé de galo), quando o xadrez é maior. Padronagem clássica dos invernos. Foi popularizada por Coco Chanel na sua famosa versão preto e branco.

Beijinhos Clio!

instagram-clio

Data da postagem 09/03/2021